Mídia Biológica - MBBR - (Moving Bed Biofilm Reactor)

Midia MBBR - Moving Bed Biofilm Reactor

As mídias MBBR são basicamente materiais que tem uma superfície de contato e aderência para colônias de bactérias que fazem a decomposição de compostos orgânicos.

MBBR (Moving Bed Biofilm Reactor) é o resultado da fusão entre dois tipos de tecnologia:


Microrganismos líquidos em suspensão no ambiente e microrganismos aderidos na superfície do material utilizado. Dentro do sistema, são colocados materiais de baixa densidade que devem ser movimentados por aeração ou recirculação tendo assim mais contato com a biomassa líquida em suspensão, aumentando a quantidade total e a eficiência do processo. A intensidade de compostos sólidos mantida no filtro permite a decomposição da matéria orgânica em nutrientes que serão reaproveitados pelo sistema. 

 

As mídias MBBR também são conhecidas como superfície suporte. Elas são misturadas ao compartimento que é destinado a elas (filtro), onde passará a água advinda dos tanques ou aquários, favorecendo assim o desenvolvimento dos microrganismos responsáveis pela redução da carga orgânica do sistema. Os microrganismos se fixam na superfície da mídia, crescem e se multiplicam rapidamente aumentando a taxa de redução de DBO (demanda biológica de oxigênio), nitrificação e denitrificação dos reatores biológicos.

 

A mídia MBBR, também conhecida como filtro biológico ou biofiltro aerado submerso possui uma função essencial para a fixação de colônias de bactérias que farão o controle especialmente da amônia e compostos nitrogenados (nitrito e nitrato) nos sistemas de aquicultura, aquaponia, carcinicultura, piscicultura ou bioflocos, tanto em sistemas já existentes como em novos projetos de cultivo. 

 

Quanto maior a área de superfície da Mídia MBBR mais eficiente ela se torna, pois mais colonias de bactérias serão criadas dentro do sistema.

 

funcionamento da mídia MBBR

 

Vantagens de uso da mídia MBBR:

 

- Age como filtro biológico, aumentando a qualidade da água do sistema;

- Redução da quantidade de amônia tóxica, substância extremamente nociva para o peixe ou camarão;

- Redução da demanda biológica de oxigênio. Quanto maior a carga orgânica menos oxigênio incorporado na água disponível para os peixes e camarões, o que pode acarretar diversos problemas.

 

Caso necessite de algum auxílio na implementação de um filtro biológico com este tipo de mídia, contate - nos.

Pagamento
  • Boleto - Vindi
  • Auxílio Emergencial Caixa - Vindi
  • Cartão Visa - Vindi
  • Cartão MasterCard - Vindi
  • Cartão Diners - Vindi
  • Cartão Amex - Vindi
  • Cartão Elo - Vindi
  • Cartão Hipercard - Vindi
  • Cartão Hiper - Vindi
Segurança
  • Loja Protegida